terça-feira, 26 de abril de 2011

6 bilhões no MASP

Na quarta-feira, 20/04, o MASP abre ao público a mostra “6 bilhões de outros”. O projeto capitaneado pelo fotógrafo francês Yann Arthus-Bertrand faz sua primeira escala no continente americano, depois de ter passado pela Ásia e Europa.

Arthus-Bertrand, tem 65 anos e ganhou os holofotes graças ao best-seller “A Terra Vista do Céu”. Lançado em 1999 é um notório compilado de imagens aéreas. Ele também dirigiu o documentário “Home, Nosso planeta, Nossa Casa”, lançado em 2009 via YouTube, também feito com imagens gravadas de um helicóptero.
Para “6 bilhões de outros” ele deixou de lado qualquer vã filosofia entre o céu e a terra, em 2003, e colocou uma equipe de repórteres em solo bem firme para correr o mundo, coletando mais de 5000 depoimentos, em cerca de 75 países. O resultado é uma audaciosa tentativa de refletir sobre as diferenças, e principalmente, sobre as semelhanças dos, hoje, quase 7 bilhões de habitantes do planeta. Cem destas entrevistas foram feitas no Brasil.
Além dos depoimentos, propriamente ditos, o visitante poderá conferir como foi o making of do projeto e deixar seu testemunho para as futuras paradas da mostra. Desde 2005, o fotógrafo comanda a ONG Good Planet e defende que a real sustentabilidade é feita da integração correta e harmônica entre o homem e natureza.
Em 2009 Arthus-Bertrand protagonizou um TED. Em inglês, com um irretocável sotaque francês, falou sobre todos os seus projetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário