sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

A sociedade que deseja..../ La compañía quiere ...



Tradução:

Oi, sou Steve Jobs.

É 1958. IBM deixa passar a oportunidade de comprar uma jovem companhia que inventou uma nova tecnologia chamada xerografia. Dois anos depois nasce a Xerox.

Dez anos depois. Fim dos anos 60. DEC e outros inventam o minicomputador. IBM deprecia o minicomputador, por ser muito pequeno para fazer computação séria, portanto, pouco importante para seus negócios. DEC cresce e se converte numa corporação multibilionária antes que a IBM finalmente entre no mercado de minicomputadores.

Dez anos depois. Fim dos anos 70. É 1977, Apple, uma jovem, enérgica companhia na costa oeste inventa o Apple II, o primeiro computador pessoal como conhecemos hoje. IBM deprecia o computador pessoal, por ser muito pequeno para fazer computação séria, portanto, pouco importante para seus negócios.

Princípio dos anos 80. 1981. Apple II se torna o computador mais popular do mundo e Apple cresce para se converter numa companhia de 3 bilhões de dólares, a corporação de crescimento mais rápido na história das empresas americanas.

Com mais de 50 concorrentes lutando por um espaço, IBM entra no mercado de computadores pessoais em novembro de 81, com o IBM PC.

1983. Apple e IBM estão emergindo como os competidores mais fortes da indústria, cada uma vendendo aproximadamente 1 bilhão de dólares em computadores. Cada uma investirá mais de 50 milhões de dólares em pesquisa e desenvolvimento e outros 50 milhões em publicidade na televisão em 1984, num total de quase um quarto de bilhão de dólares combinados.

O primeiro terremoto chega. A primeira companhia importante quebra e outras cambaleiam na borda do abismo. As perdas totais da indústria em 1983 fazem palidecer os ganhos combinados da Apple e IBM em computadores pessoais.

É 1984. Parece que a IBM quer tudo. Apple é vista como a única esperança contra a IBM. Os vendedores, que inicialmente recebiam a IBM de braços abertos, agora temem, IBM domina e controla o futuro. Cada vez mais, os vendedores correm desesperadamente para a Apple como a única força que pode assegurar a liberdade do futuro.

IBM quer tudo para si e aponta suas armas contra o último obstáculo no controle da indústria: Apple.

Dominará a "Big Blue" toda a indústria dos computadores?
- "NÃO!"

Dominará toda a era da informação?
- "NÃO!"

Teve razão George Orwell sobre 1984?



Nenhum comentário:

Postar um comentário