sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Anarquizando mundo afora




Breves:

[Grécia]

• O jornal grego Expresso foi atacado nesta quinta-feira, 15 de outubro. Este jornal sensacionalista estampou na capa fotos dos jovens companheiros anarquistas acusados de terrorismo e de pertencerem ao grupo “Conspiração das Células de Fogo”. Por esta razão, uma dúzia de companheiros, armados com paus, martelos, alavancas e furadeiras, abriram uma janela do prédio, adentraram o local e destruíram alguns carros estacionados ali, deixando também pichações na parede de solidariedade para com os suspeitos do “Conspiração das Células de Fogo”.

[Turquia]

• Um grupo de anarquistas insurrecionalistas destruiu um banco 24 horas ATM (Automatic Teller Machine) em Istambul, em solidariedade com Alfredo Bonanno, detido na Grécia. O local foi coberto com tinta vermelha, símbolos da anarquia e um banner: "Liberdade para Bonanno”.O alvo da ação foi escolhido simbolicamente para referir-se a alegação de "assalto a banco" feito pelos patronos do sistema. O grupo enfatizou num comunicado "que a solidariedade insurrecionalista, só pode ser demonstrado pela ação direta."

[Bélgica]

• Semana passada, o Tribunal de Justiça de Gend foi atacado com pedras e tinta. Três bombas de tinta foram jogadas na fachada do prédio e cinco janelas da biblioteca do Tribunal destruídas. O dano é estimado em 10 mil euros. Em junho passado, a entrada do Tribunal já havia sido coberta com tintas.

• Em Vedrin, dia 8 de outubro, pouco depois da meia-noite, uma grande loja de caça foi alvo de uma ação incendiária animalista. Apesar dos esforços dos bombeiros para conter as chamas, o estabelecimento foi completamente destruído pelo fogo,

[Alemanha]

• Na madrugada de 14 de outubro, um prédio da polícia em Lichtenberg foi atacado com pedras. A ação causou grandes danos materiais. Ninguém ficou ferido. Os autores da ofensiva escaparam. “Em solidariedade com todos aqueles que estão do nosso lado da barricada e contra o controle social e a luta policial anti-insurgência. Uma saudação especial a Alfredo Bonanno e Christos Stratigopoulos, presos anarquistas na Grécia. Nós não conhecemos fronteiras e vamos atacar seus alvos em todo lugar!”, dizia um comunicado que circulou pela internet.

• “Nazista, sabemos onde está o seu carro!" Logo no início da manhã do dia 13 de outubro, um carro da marca "Daihatsu", estacionado na Rua Köpenick, em Berlim, foi incendiado. O carro pertencia a namorada de um ativo nazi e vocalista da banda de rock de extrema-direita alemã. "Vamos mostrar aos nazistas, que não só as folhas caem no Outono!", dizia uma pichação nas proximidades da ação antifascista.

• Em Berlim, na madrugada do dia 12 de outubro, no bairro de Charlottenburg, um carro de luxo foi incendiado. Na capital alemã, desde o início do ano cerca de 230 veículos já foram danificados por ataques incendiários com motivações políticas.

[França]

• Na madrugada de segunda-feira, 5 de outubro, a sede do Partido Socialista Francês, na rua Jean Jaurès, em Villejuif, viu sua janela explodir em pedaços. O ataque foi em solidariedade com os presos na Grécia, com Alfredo Bonanno e Stratigopoulos Christos, preso por policiais gregos.

[Holanda]

• Uma mistura de políticos de direita e democratas-cristãos conseguiu avançar uma lei que proíbe os squatters na Holanda. A votação passou nesta quinta-feira, 15 de outubro, na primeira câmara do Parlamento holandês e provavelmente será ratificada pela segunda câmara (uma espécie de senado federal holandês). Cerca de 300 squatters ocuparam a praça em frente do parlamento em Haia, com barracas, teatro de rua, jogos e distribuição de informações enquanto aguardava a votação. Quando a votação acabou, houve um tumulto na seção pública da câmara, a reunião foi interrompida com a intervenção policial. Aproximadamente 100 pessoas foram presas fora do Parlamento. “Eles podem nos expulsar, mas jamais poderão desapropriar os nossos ideais!”, gritavam os ativistas. Fotos: http://www.indymedia.nl/nl/2009/10/62290.shtml e http://www.indymedia.nl/nl/2009/10/62251.shtml

[Áustria]

• No dia 12 de outubro, um antigo edifício escolar no sul de Viena, transformado em um squatter libertário, foi violentamente despejado por um bando de robocops austríacos. Às 4 horas da manhã, homens com capacetes, roupas pretas e mascarados quebraram a janela da sala de refeições no térreo do edifício, sem qualquer aviso anterior de despejo ou sinal de ataque. As pessoas acordaram assustadas com o barulho e correram para um andar de cima. Em seguida foram levadas pelas forças policiais. A ocupação na Áustria não é crime. Há mais de 80.000 apartamentos em Viena vazios. “Dezenas de nossas ferramentas e materiais e os sonhos foram danificados pelas forças policiais, mas ainda temos um ao outro, nossos desejos e nossa vontade de lutar por eles, não importa o quê! No pasaran! Eles não vão nos separar! Eles nos fazem mais fortes quando se traça uma linha clara entre eles e nós! E enquanto eles não podem dar um passo sem um comando, nós podemos decidir nossos próprios movimentos, e apoiamos um ao outro, não porque somos pagos para isso, mas porque temos confiança, temos amor, nós apoiamos uns aos outros, temos a solidariedade! Nós vamos continuar lutando por habitações livres, pela liberdade de movimento, lugares sociais, contra a repressão do Estado, a propriedade privada, a exploração, o sexismo, o racismo e o capitalismo em geral, e apelamos a todos que não concordam com a supremacia da propriedade privada para que nos apóiem em nossa luta por todos os meios possíveis e todos os meios necessários! Propriedade privada, No pasaran! Voltaremos!” Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=fgril_j5EIc

[Itália]

• Em Lanciano, na madrugada do dia 14 de outubro, seis automóveis foram destruídos e dois danificados, por um ataque incendiário pelas mãos de desconhecidos. Os automóveis estavam no estacionamento em frente à sede da ASL.

[Espanha]

• Três bancos foram atacados na noite de 13 de outubro, em Valência, em solidariedade com a greve de fome do preso anarquista Amadeu Casellas.

• Em 30 de setembro aconteceu uma sabotagem anti-TAV contra uma escavadeira em Ibarra. Desconhecidos atearam fogo à máquina, que foi queimada, de modo que o trabalho realizado junto ao rio foram suspensos por uma semana. A escavadeira pertencia a Benta Aundi UTE, uma das várias empresas que está construindo as linhas do Trem de Alta Velocidade (TAV) em Euskal Herria (País Basco).

[Reino Unido]

• O Bastard Squad Collective volta à ação com o seu anual Festival Subvert, em Bristol, que contará este ano com uma série de outros grupos locais para ajudá-los nesta jornada. Serão 3 noites de política, inspiração e diversão. De 23 a 25 de outubro. Na programação, exibição de filmes, concertos musicais, bate-papo sobre a mobilização contra a COP 15 (reunião da ONU sobre as mudanças climáticas), em Copenhague, na Dinamarca, anarquismo na atualidade na África do Sul por um companheiro de lá, refeição vegana, entre outras coisas. Programação completa: http://www.geocities.com/bastardsquadcollective/home.html e http://www.bristolanarchistbookfair.org

[Portugal]

• A Casa Okupada de Setúbal Autogestionada (COSA) comemorou seu nonagésimo aniversário com um bate-papo sobre “solidariedade revolucionária”, jantar “Bela Vida”, música e cinema na rua, nos dias 10 e 11 de outubro.

• Terra de Ninguém é o sugestivo nome de um novo espaço anarquista em Lisboa, localizado na região de Alfama. Os animadores do lugar contam que o espaço não será um fim em si mesmo. “Longe de ser algo acabado e estático é algo com o qual queremos ir cada vez mais longe continuando a sua construção e a nossa enquanto indivíduos. Através dos livros, discussões e encontros pretendemos descobrir e desenvolver métodos, partilhar perspectivas e práticas onde possamos continuar a inspirar e inspirar aqueles que, conosco, se cruzam na partilha do conflito, no anti-autoritarismo e na informalidade das relações”, dizem num comunicado. www.terradninguem.blogspot.com

[Chile]

• Com a cumplicidade da noite, em 13 de outubro, um grupo anarca incendiou uma escavadeira CAT, símbolo do ecocídio e da expansão civilizadora, que estava na margem do Rio Mapocho, em Santiago. “Nos negamos a aceitar esta realidade de braços cruzados, queremos ver cair todos os símbolos e ideologias que promovem a exploração, de qualquer tipo”, diz uma nota divulgada pela internet.

[Estados Unidos]

• Na noite de terça-feira, um jovem anarquista de Twin Cities foi parado por agentes do FBI que lhe entregaram uma intimação para que ele compareça na corte federal em Davenport, Iowa, na manhã de quinta-feira. O companheiro é acusado de ter participado de ações ilegais pelos direitos dos animais em 2004.

• Em 16 e 17 de outubro acontece a Feira do Livro Anarquista de Seattle, no Underground Events Center. As atrações do evento incluem stands com livros, publicações e outros materiais, ademais de bate-papos e exposições.

[Austrália]

• Na sexta-feira, 1 de outubro, cerca de 70 antifascistas deixou claro que os nazis não são bem-vindos em Sydney. Uma manifestação foi realizada nas imediações do KN (Klub Nacional), um clube que promove reuniões mensais de neo-nazis, nacionalistas, racistas e fascistas. No local havia uns 10 fascistas; os antifascistas carregavam cartazes e gritavam lemas antifascistas: "Racistas, saiam da nossa vizinhança". Os nazis se trancaram no prédio, enquanto os manifestantes gritavam “fora nazistas, para fora" e batiam na porta e janelas com força. Rapidamente a manifestação engrossou, com dezenas mais de pessoas que saíram de suas casas e de um café da esquina, que ficaram indignadas ao descobrir que os fascistas estavam reunidos no seu bairro e se juntaram ao protesto para mostrar a sua desaprovação. A polícia foi chamada pelos fascistas e chegou rapidamente, e manteve os manifestantes longe do edifício. Após cerca de uma hora, as autoridades bloquearam a rua e os manifestantes foram empurrados para trás. Foi só a grande presença policial que permitiu que os fascistas escapassem ilesos da fúria antifascista.

agência de notícias anarquistas-ana

vaga-lumes pirilampejam no laranjal
o pomar é de árvores
de natal

Charles Bicalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário